Cartão de Agradecimento: Como fidelizar o cliente?
O contato com o consumidor é um diferencial que cada vez está sendo mais valorizado no mercado. Por conta disso, o cartão de agradecimento ao cliente está em evidência.
Esse tipo de contato com o consumidor demonstra quanto ele é importante para marca, que ao contrário de grandes empresas, o cliente é único e essencial para que o empreendimento dê continuidade.
Mesmo que essa seja uma interação que está cada vez mais em evidência por conta das redes sociais, ainda há quem duvide que esse tipo de abordagem tem resultados.
A seguir explicaremos qual a importância do cartão de agradecimento ao cliente e como utilizar para que o negócio ganhe destaque e tenha lucratividade. Veja.
Por que é importante ter um cartão de agradecimento ao cliente?
Agradecer por escolher o seu negócio pode até parecer um procedimento comum, porém hoje em dia esse tipo de atitude está cada vez mais em evidência.
Isso se deve, principalmente, pelo fato de que o consumidor está mais ativo nos processos de escolha por conta da internet. Enquanto há alguns anos o cliente apenas recebia os produtos, hoje ele possui o poder de escolha.
Assim, antes de finalizar uma compra o consumidor pesquisa na internet as avaliações de clientes, procuram pelas reclamações mais recentes nos sites e ainda buscam conferir qual a identidade da marca.
Por isso, quando você utiliza o cartão de agradecimento ao cliente as chances de que o consumidor lembre da sua marca são grandes. Afinal, esse tipo de zelo costuma ficar na memória como diferencial em meio a concorrência.
Estratégia de fidelização
O cartão de agradecimento ao cliente também é um jeito de “fechar com chave de ouro” um negócio bem-sucedido. Em outras palavras, deixar uma imagem positiva da empresa para o consumidor, fazendo com que ele retorne.
É certo que as empresas possuem estratégias de atração e conversão de clientes, porém muitas vezes a pós-venda é negligenciada. Uma etapa que é importante para o negócio, já que é onde a fidelização acontece.
Assim, além do agradecimento pessoalmente, ter um cartão de agradecimento ao cliente para surpreendê-lo ao abrir a embalagem é uma ideia interessante.
Desta forma, aumentando as chances de que ele volte a comprar no seu negócio ou indique para conhecidos, aumentando o número de clientes e, consequentemente, o lucro.
Modos de usar o cartão agradecimento
Encontrar uma gráfica que possibilite essa personalização é o primeiro passo. Depois é preciso encontrar uma linguagem que esteja atrelada ao perfil do público do seu negócio.
Afinal, as pessoas precisam entender que aquela mensagem foi redigida exclusivamente para elas. Por isso, quanto mais alinhada ao perfil maiores as chances de sucesso da estratégia.
Mas lembre-se: mesmo que haja aquelas frases feitas em diversos blogs, a melhor dica é escrever por si mesmo, afinal, a exclusividade da mensagem é uma qualidade importante do cartão de agradecimento ao cliente.
A seguir separamos alguns modos de utilizar o cartão no relacionamento com cliente, veja.
Realizando uma promoção
O primeiro modo é ao convidar o cliente para participar de uma promoção. É certo que o agradecimento é importante, assim como uma mensagem de zelo, porém existe um apelo maior quando há a oportunidade de ganhar algo.
Por isso, ao criar o cartão de agradecimento ao cliente, uma dica é fazer uma promoção, assim as chances de um engajamento maior com a sua marca são grandes.
Convidando para o key account
A promoção é um modo mais tradicional de melhorar o engajamento, porém convidar os clientes para uma reunião privada, como o key account é uma ideia mais atual.
O key account é uma lista de clientes especiais, como influenciadores e famosos, que auxilia na divulgação da marca, além de ser um mecanismo que ajuda a aproximar o cliente.
Assim, que tal convidá-los para um café da manhã ou até mesmo um chá da tarde? Esse é um jeito interessante de demonstrar um carinho especial com os clientes.
Escrevendo um agradecimento à mão
Outro meio de criar o cartão de agradecimento ao cliente é ao escrevê-lo a mão. É claro que é possível encomendar um material especial para começar a produção, mas quando ele é feito por uma pessoa, a impressão é maior.
Isso porque, alguém teve que parar o seu serviço para escrever uma mensagem especial. Além disso, o cuidado na escrita também ajuda a diminuir o distanciamento entre empresa e cliente.
Afinal, quanto mais próximo for esse relacionamento maior as chances de fidelização.
Conclusão
Mesmo entendendo a importância e até mesmo o apelo emocional de criar um cartão de agradecimento ao cliente, encontrar uma empresa que entregue aquilo que idealizou é essencial para que a estratégia dê resultados.
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