Limpar Semijoias: Vejas os Cuidados Mais Importantes

Você quais as indicações sobre como limpar semijoias? Ao contrário das joias que são produzidas com 100% de metal valioso, como ouro e prata, esse é um tipo de peça que é somente banhada por esse material, o que impacta diretamente na hora da manutenção.
Isso porque é preciso ter alguns cuidados diferentes de uma joia ou até mesmo uma bijuteria. Por isso, se está pensando em comprar uma tag personalizada com algumas instruções para os seus clientes, leia o conteúdo abaixo.
A seguir separamos algumas dicas sobre como limpar semijoias e ainda conquistar a confiança de seus clientes, confira.
Sujeira ou oxidação: entenda a diferença
O primeiro passo é entender se a semijoia está oxidada ou somente é um pouco de sujeira, isso porque esse tipo de detalhe ajuda a escolher o melhor tipo de procedimento de limpeza.
As semijoias sujas são aquelas que sofreram com as condições de usá-las todos os dias, ficando com peles mortas, oleosidade e poeira presas no acessório. Essa é uma situação comum, o que leva os donos dessas peças a procurarem ajuda constantemente.
“Mas como identificar o que é sujeira?”. Nesse caso, a semijoia fica um aspecto opaco, sem brilho, parecendo uma peça antiga, que há muito tempo não passou por uma manutenção.
Agora, quando é oxidação, os acessórios ficam escuras e até mesmo esverdeadas, dependendo do material que ela foi banhada. Entender essa diferença é o primeiro passo para entender como limpar semijoias.
A oxidação é um fenômeno que ocorre com qualquer tipo de metal, seja ouro, latão, prata e até mesmo ferro, independentemente se há um cuidado na hora de armazená-las.
Isso porque, o escurecimento da semijoia é devido o contato de algumas substâncias com o metal, como por exemplo o suor, água salgada ou com cloro.
Limpeza de semijoias escurecidas
“Afinal, como limpar semijoias escurecidas?”. Existem diversos modos de fazer esse tipo de manutenção, desde o uso de produtos com essa finalidade até outros que são possíveis adaptar com utensílios domésticos.
A seguir separamos alguns dos modos mais comuns de deixar a prata ou ouro escurecido das semijoias com aspectos de novo. Leia e entenda qual o melhor para o que precisa.
Pasta de dente
O primeiro método para limpar a semijoia escurecida é utilizando uma pasta de dente. Para isso, será necessário separar um creme dental, escova de dentes, uma flanela e um pano seco.
Assim que esses materiais forem separamos o próximo passo é aplicar o creme dental em toda a peça e esfregar suavemente com a escova de dentes. Depois é só enxaguar e secar com o pano seco.
Por fim, é necessário trazer o brilho único da semijoia e para isso é só polir com uma flanela limpa até que volte com aquele aspecto de novo.
Bicarbonato de sódio
Outro método eficiente para entender como limpar semijoias é utilizando bicarbonato de sódio, que irá reagir com essa cama de oxidação que a peça ficou depois de alguns anos de uso.
O primeiro passo é fazer uma pasta com o bicarbonato de sódio e um pouco de água e com aplicar diretamente no colar, brinco ou pulseira. Depois é só esfregar com as mãos ou uma escova de dentes, enxaguar e polir com uma flanela.
Produtos específicos
Além desses produtos que citamos acima, também é possível utilizar alguns produtos que são específicos para esse tipo de problema. Nesse caso, eles são mais recomendados para casos que são mais graves e difíceis de recuperar.
Porém, vale a pena destacar que existem tipos de produtos específicos para cada tipo de folheado. Ou seja, existe aqueles que são para peças banhadas a ouro e outros para os que são de prata.
Guarde as suas semijoias em um lugar seguro
Mesmo que entender como limpar semijoias seja importante, quando as peças são guardadas de maneira segura, esse tipo de manutenção não é tão frequente.
A recomendação principal é guardar todas as semijoias em um local limpo e sem umidade, já que esse tipo de ambiente costuma acelerar o processo de escurecimento.
Outro ponto importante é evitar que as peças fiquem uma em cima da outra, afinal, cada tipo de semijoia possui pedras e durezas diferentes que podem arranhar umas as outras danificando os acessórios.
Assim, o ideal é embrulhar cada peça em papel de seda ou até mesmo um paninho para que as semijoias fiquem armazenadas separadamente.
Conclusão
Além de entender como limpar semijoias, neste conteúdo demos algumas dicas sobre como conservar as peças, evitando essa manutenção excessiva. Por isso, que tal oferecer aos seus clientes uma embalagem que ajude?
Na Criar e Promover Gráfica é possível encontrar vários tipos de embalagens que você consegue personalizar com o logo e a identidade visual do seu negócio.
Conheça nossos modelos de produtos personalizados.
-
Tag Personalizada para Brincos e Argolas - 6,5x9 cm
Aumente a visibilidade e o profissionalismo dos seus brincos e argolas com nossas tags personalizadas. Essas tags exclusivas oferecem uma oportunidade valiosa de exibir sua marca, logotipo e informações relevantes em suas joias.
-
Kit de Tags - Tag de Conjunto e Brinco - 100 de cada
Destaque suas vendas de joias com um kit de tags personalizadas. Economia e praticidade para quem tá iniciando na revenda de semijoias.
-
Kit com 400 Tags de Brinco, Argola, Anel ou Corrente - 100 de cada
O kit de tags personalizadas oferece uma solução completa para destacar a identidade da sua marca. Personalize suas tags com seu logotipo, informações de contato e outros detalhes relevantes para fortalecer seu posicionamento no mercado.
-
Kit de Tags - Tags de Brinco e Trio - 100 de cada
Kit de Tags Personalizadas para organizar suas semijoias, evitando danos. Personalize com sua logo e dados. Parcele em até 12x.